Desafiando sua autoestima!

Olá meninas e meninos! 
Hoje venho trazer para vocês um desafio que acabei de ler no blog da Mari Raugust, o Passarela Estreita
Trata-se de um desafio para tratar a autoestima, começando com um teste para avaliá-la. Faça o teste abaixo e fique ligado no resto do desfio lá no blog da Mari! 


1) Você está em casa, num dia normal, abre o Instagram e pá, aquela imagem do último desfile da Victória’s Secret está lá para te lembrar que…
a) Essas moças são realmente lindas, mas a sociedade está muito equivocada se pensa que vai te fazer pirar e querer se enquadrar em mais um padrão de beleza doentio e surreal.
b) Você é uma troxa por ter comido pizza mais uma vez com seus amigos. Está na hora de criar vergonha na cara, se possível malhe loucamente ou então fique pelo menos 8 horas sem comer de novo.
c) Você é linda soberana e essas magrelas não estão com nada, homem gosta de ter o que apertar e fim de papo.
2) Faz um bom tempo que você está solteira e todos os seus amigos já estão em processo de oração, namoro ou casamento. No seu trabalho um colega seu, que não é convertido, começa a se aproximar de você e de forma muito educada sempre está pronto para servir e ajudar, além disso podemos dizer que sua beleza não é de se jogar fora. Imaginando este cenário, como você reagiria?
a) Com certeza não seria louca de dizer que o cara não é bacana, mas sei que o Senhor tem o melhor para mim e, por enquanto este rapaz nem convertido é, sendo assim, eu continuo fazendo o meu trabalho e a minha parte que é esperar e confiar em Deus, colocando minhas expectativas somente Nele.
b) Acredito que nada é por acaso, se este rapaz está do meu lado, algum propósito tem. Deus sabe que gosto de loiros e ele é loiro, ou seja, já temos uma certa testificação aqui. Na verdade é a primeira vez que um cara tão educado e bonito se aproxima de mim, então não posso descartar essa chance, vou começar a orar por ele e me permitir envolver, vai que dá certo, né?
c) Esse cara acha que vai me conquistar, assim? Eu sou crente meu bem, vai ter que ralar muito para chegar ao meu nível de Bíblia, jejum e oração. Sou evangelista, intercessora, canto no louvor, ou seja, muita areia para esse caminhãzinho aí, segura tua onda querido!
3) Seu namorado (noivo ou marido, tanto faz) é um homem de Deus, mas está passando por um momento financeiro muito difícil. Ele acaba de ser demitido e não há previsão de quando as coisas vão ficar legais como antes. Nesta situação você…
a) Faz o maior esforço que pode para tentar entendê-lo e assim oferecer o suporte necessário. Você até mesmo se oferece para dar um jeito de conseguir uma renda extra, pesquisa sobre novas oportunidades de emprego junto com ele e o motiva a prosseguir.
b) Você se desespera e oferece a seguinte solução “meu amor, deixa para mim, a partir de agora eu vou sustentar a casa, vou conseguir um segundo emprego, não precisa ter pressa em conseguir um trabalho, se quiser eu pago suas contas, suas coisas e não se preocupe pois não vou desleixar na faxina do nosso lar”.
c) Na hora você pensa “eu sempre soube que esse homem ia perder o emprego, também, vive se atrasando, não se organiza, não se capacita, não faz nada direito, agora ele vai ter que dar o dobro de valor pra mim porque sou a única que tem um trabalho decente nessa casa, então ele que não invente de viajar na minha”.
4) Seu namorado (noivo ou marido, tanto faz) avisa que, por causa do trabalho, precisa fazer uma viagem e vai passar 7 dias em outro estado. O bendito viaja e por motivos de o sinal da operadora é péssimo, o rapaz encontra dificuldades me manter contato com você, sua reação diante desta circunstância é:
a) Achar muito saudável essa distância, primeiro porque o que é seu é seu, se Deus te deu, Ele também cuida, além disso curte a saudade como algo positivo para a relação. Segundo porque é uma excelente oportunidade de sair com as amigas, organizar suas coisas e principalmente ter tempo de qualidade com o Pai, sem nenhuma interferência.
b) Se desespera e fica os 7 dias pensando se ele ainda te ama, se ele não te esqueceu, se ele não está atendendo o celular porque descobriu que outra mulher é melhor.
c) Primeiramente decreta que ele tem apenas duas opções: te levar junto nessa viagem ou você o espera com a faca pronta e afiada. Escolhe.
5) Você sabe que seu peso não está dentro do ideal para você, sabe que anda desleixando um pouco, sua reação é…
a) Reconhecer que a saúde depende somente de você e que a sua parte não tem sido cumprida, portanto não há nada a ser feito, se não levantar e colocar seus objetivos em prática. De qualquer forma as pessoas não costumam te ver reclamando do próprio corpo e muito menos se comparando com outras mulheres.
b) Ficar durante horas observando fotos de modelos e pensando em como chegar no nível de perfeição delas. Investe tempo na frente do espelho imaginando como seria se sua barriga fosse chapada e a bunda super empinada. De vez em quando se culpa pelo corpo que possui e em alguns casos até mesmo se puni por isso.
c) Culpa Deus e o mundo por isso! Fala que o problema foi o stress que o seu marido te fez passar, ou a gravidez que gerou o seu filho que já tem 10 anos, a sociedade que te pressiona de maneira demasiada e por aí vai. Resumidamente a responsabilidade é de todo mundo, menos sua.
6) Ao passar por um término de relacionamento você…
a) Entende e aceita o novo tempo na sua vida. Toca a ficha, investe nos seus projetos pessoais, procura se distrair e dar um bom tempo até se envolver com outra pessoa novamente. Seu foco agora é ficar bem, se aproximar mais de Deus e principalmente crescer e amadurecer com a experiência que passou. Não faz questão alguma de contar seu sofrimento ao mundo, afinal a dor faz parte de todo término, mas passa sim, só precisa cicatrizar.
b) Entra em desespero e o choro vira rotina. Todos os seus amigos viram seus psicólogos e a depressão bate à porta. Abandona seus projetos pessoais, para de se cuidar, de se dedicar ao que ama. Pensa em abandonar a fé, questiona Deus e faz de tudo para recuperar seu “grande amor”. Corre atrás do cara mostrando o quanto está disposta a fazer tudo por ele e para ele, mesmo que tenha sido você a pessoa que optou pelo término.
c) Aproveita para colocar todos os seus planos de vingança em prática. Chegou a hora de mostrar ao rapaz o que ele perdeu. Desta forma você começa a: escrever indiretas no Facebook, Instagram, Twitter, postar selfies lindas a cada segundo, dar corda para todo e qualquer rapaz que esteja perto do seu ex, além de não esperar muito para se ver envolvida em um outro relacionamento.
7) Um rapaz da sua igreja pede para orar com você, durante o momento de aproximação você…
a) Vai com calma e guarda o seu coração, afinal, é muito perigoso entregar todos os seus sentimentos de uma vez só para alguém, você nunca sabe se a pessoa vai cuidar do seu coração. Eu te amo fica para o momento certo, de preferência no namoro. Tem a consciência de que você não precisa forçar a barra para nada, se for de Deus, o Senhor vai cuidar de cada passo e testificar em vocês cada detalhe. A carne faz um excelente trabalho por si só, então você procura se preservar e manter uma distância física até que vocês realmente tenham um compromisso sério.
b) Dá bom dia, boa tarde e boa noite! Não deixa o rapaz respirar, está sempre disponível para ele. Conta sua vida inteira na primeira semana e o eu te amo vem em seguida, sem nenhum filtro. Você é sempre a que puxa conversa, sempre a mais interessada. Manda selfies suas para ele ter em seu celular. Abre mão da sua vida com Deus, com a família e o tempo com os amigos quando ele a chama no WhatsApp. Não existe não, você não sabe negar um pedido sequer do abençoado e em pouco tempo o contato físico já é padrão até mesmo antes de namorarem e quem sabe se casarem.
c) Faz a linda. De cara deixa claro como funcionam as regras com você. Seu relacionamento é cheio de condições e o cara sem nem ser seu namorado já sofre cobranças suas que parecem de casados. O querido não pode demorar 2 minutos para responder que você já suspeita dele. Além disso já tenta decidir algumas questões da vida do rapaz como por exemplo: qual emprego escolher, qual carro comprar, qual ministério servir ou não servir e por aí vai…
Resultado:
A) Se a maioria das suas respostas foi “A” então, parabéns! É muito provável que você tenha uma autoestima super saudável. Você sabe seu valor, sabe se preservar, sabe de amar, isso é demais! Você tem noção de que não é perfeita, mas também não se sente pior do que ninguém, você se vê simplesmente igual! Sua vida é tranquila e paranoias passam longe da sua cabecinha. Possivelmente você leve uma vida leve, sem perde tempo criticando ou questionando as atitudes e decisões dos outros ao seu redor. Sua preocupação é viver e curtir cada segundo, trilhar seu caminho e simplesmente ser feliz com Jesus.
B) Se a maioria das suas respostas foi “B” então é hora de pensar um pouco melhor nas suas atitudes. Tudo indica que sua autoestima está um pouco baixa e que você tem dificuldades e entender seu valor. Você quer muito ser aceita, mas se submete à situações que não lhe favorecem. Provavelmente você tem um histórico não muito bem sucedido na área sentimental e quem sabe teve ou tem algumas amizades que costumam abusar da sua boa vontade. No fundo, a sua intenção é boa, você quer ser querida e amável com todos, mas as vezes esquece de você mesma. Está na hora de colocar você em primeiro lugar.
C) Se a maioria das sua respostas foi “C” então tudo indica que você tem uma personalidade marcante, não é mesmo? Tudo indica que sua autoestima está um pouco elevada demais. É preciso tomar muito cuidado pois, por trás de uma casca que representa força também pode existir uma pessoa completamente insegura. Não tente carregar o mundo com suas mãos, deixe Jesus carregar o fardo por você. Ninguém disse que você precisa ser absoluta e inatingível em todo o tempo. Demonstrar fragilidades é normal e todo ser humano necessita disso. Talvez a vida tenha sido muito cruel com você e antes que alguém venha lhe ferir novamente, você prefere ferir primeiro, atacar primeiro e vingar-se primeiro. Cuidado! Viver na defensiva pode ser muito prejudicial para a sua autoestima. Deixe Jesus fazer justifica, responder e guerrear por você! Tudo ficará muito melhor dessa maneira!

Gostou do teste? Então clique aqui para ver o post original e assistir o vídeo em que a Mari fala sobre como o desafio irá funcionar! ;)
Por hoje é só! 
Bjos!

4 comentários:

  1. Oi Aninha, muito legal! E bem interessante pra quem anda precisando pensar um pouco nas atitudes com relação a si mesmo e com o sexo oposto, não é mesmo?
    Estava até desconfiando de tantas letras iguais que deram na minha resposta (e olha que estou passando por algumas delas nesse momento).
    Abraços! | Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim Di! é bom pra se avaliar né, pra não virar aquelas meninas ciumentas²³²³ ahsuahsu'
      Que bom que te ajudou, ve no blog da Mari, ela tem falado muito sobre autoestima :)

      bjos
      Deus abençoe

      Excluir
  2. Oi amiga! Tudo na paz?
    Fiz o teste agora mesmo e fiquei feliz com o resultado..Glória a Deus...
    Muito legal esse desafio..gostei.

    Um abraço e fica com Deus.
    http://novembrolilas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aninha,d
    Eu me diverti muito com esse teste. A letra C de todas as perguntas são bem ... singulares xD
    Gostei muito e obrigada por compartilhar =D

    Bjs,
    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir