Pitada Literária: Namoro, uma benção de Deus.

Oi, oi, oi pessoaaal!
Tudo bem com vocês?!
Hoje é dia de Pitada literária!!! A resenha será sobre um livro que trata de um assunto que muita gente gosta de falar e outros nem tanto, mas no fundo morrem de curiosidade: o namoro! Isso mesmo, hoje trago para vocês a resenha de um livro do Glaucio Marques, pastor da Igreja Batista Renovada de São José dos Campos! Que orgulho da minha cidade! É o segundo livro que leio sobre o tema, cujo autores são daqui e ambos muito bons! <3

O nome do livro de hoje é “Namoro, uma benção de Deus”, continue lendo para conferir a resenha!



O livro é dividido em 16 Capítulos, aliás uma divisão que achei muito interessante, pois trata de temas corriqueiros, mas que muitas vezes não são tratados com tanta objetividade, lucidez, amor e fundamento bíblico e científico por outros autores que escrevem sobre o tema.


O autor começa falando de como eram os relacionamentos antigamente até chegar aos dias atuais e explica, sempre fundamentando, porque o namoro é uma benção de Deus. Depois começa a tratar de assuntos mais pontuais que envolvem o namoro, como a beleza e ilusão do corpo perfeito que muitas vezes criamos e desejamos encontrar em nosso futuro cônjuge. Lembre-se: “Você nunca se tornará a metade da laranja enquanto você for um limão azedo [...] A melhor forma de “arrumar” um bom partido é deixar Deus te “arrumar” [...]”


O livro aborda também temas como: idade certa para começar à namorar, a importância de convidar Jesus para participar de seu relacionamento, namoro entre cristão e não-cristão, como saber que a pessoa que estou namorando é a pessoa certa, namoro pela internet, pornografia, sexo antes do casamento, masturbação, sinais aos quais devemos ficar alertas em um relacionamento, como vencer o rompimento de um relacionamento, entre outros. 

É um livro mais voltado para o público adolescente, pelo que senti, mas que também cai muito bem para os jovens solteiros! Um livro que fundamenta muito bem o que pretende passar ao leitor e não simplesmente diz um "pode ou não pode", o que é fundamental para que saibamos onde estamos pisando e porque seguimos o caminho que estamos seguindo, afinal "Para quem realmente está em Cristo, namorar é tão espiritual quanto fazer uma oração"! É algo que deve ser levado a sério e com propósitos muito bem definidos. 


"Se não há ambiente para oração alguma coisa está errada em seu namoro, pois assim como o ato de respirar, a oração deve ser a prática mais espontânea na vida cristã, dentro ou fora do namoro"


Além, de ligar o namoro a parte espiritual, o autor fala um pouco sobre ciúmes e sentimentos que muitas vezes podem envolver o namoro. Traz também a questão da defraudação, que é algo muito sério, mas que nem todos tem conhecimento.

A defraudação nada mais é do que você despertar um desejo na área sexual na vida de uma pessoa sem poder suprir esse desejo, é uma forma de "brincar com os sentimentos dos outros, ou mesmo arriscar os seus", o que "também é errado e pode causar danos ao coração e às emoções".

Com esse e mais outros alertas o autor busca chamar os adolescentes e jovens solteiros, e até mesmo os que já estão em um relacionamento, à santidade.

"Faça o que é certo hoje, para não sofrer no futuro!"

"Meu querido jovem, o impulso sexual é uma dádiva de Deus ao ser humano. Sentir atração pelo sexo oposto não é pecado e nem errado. Estranho seria se você não sentisse isso. Porém, o impulso sexual ativa e destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação. A hora certa de desfrutar do sexo é depois do casamento."



Além de tudo isso, o pastor traz ao final de cada capítulo perguntas sobre o tema para debate em grupo! Muito interessante para pequenos grupos de comunhão. Também, sempre busca indagar o leitor no meio de sua explanação para que o leitor se autoavalie, um exemplo do capítulo 9, sobre namoro pela internet:

"Quando alguém se entrega emocionalmente a outra pessoa pela internet é porquê está tentando preencher algum vazio emocional e existencial. É hora de parar para refletir: O que está faltando em minha vida? Está faltando mais conversa com meus pais? Mais carinho em família? Orar mais? Buscar mais intimidade com Deus? Mais orientações e reflexões com meus pastores? Inconscientemente você pode estar tentando preencher seus vazios emocionais se entregando à pessoa errada, na hora, e do jeito errado.".

Bom, de qualquer forma, é um livro que traz bastante informação sobre vários temas relacionados ao namoro. Dá para ver que é um livro feito com muito carinho e dedicação, não só pelo conteúdo e forma de divisão, mas também pela capa e ilustração no início de cada capítulo! Rs' (bem fofo). 

-----------------------------------------------

Se ficou interessado pelo livro entre em contato com o pastor pelo e-mail: glaucio@batistarenovada.com.br .

Comprei o meu na Expo Vale Cristã ano passado e paguei R$ 10,00! Um livro super barato e que vai edificar você para que também possa edificar outros.

Por hoje é só!
Espero que tenham gostado da indicação! Deixe seu comentário com sua opinião, ok?!


Deus abençoe! Beijos!

8 comentários:

  1. Que capa bonitinha! Não conhecia o livro, interessante!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito fofa a arte do livro mesmo *--*
      bjos

      Excluir
  2. A capa influencia muito na hora de eu comprar um livro, rsrs. E esse particularmente eu compraria, não somente pela capa, mas pelo seu conteúdo. Amo livro que esclarece esses tipos de dúvidas, e pra nós que trabalhamos com jovens nunca é de mais livros como esses. Achei ele muito completo, e vou tá entrando em contato com o Pr. sim, ameeeei =D Obrigada pela indicação Aninha, abraços!
    www.sarahcristinny.com
    [Papo de Garota Cristã]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, verdade Sarah! Que boom, depois me diz o que achou :)

      bjoos

      Excluir
  3. Oi Aninha!!!! Que amor esse livro...Amei a arte da capa e as ilustrações.
    Acredito que o conteúdo desse ser excelente, pois amei a sua resenha, só me deixou com vontade de ler, mesmo sendo uma mulher casada kkkkkk
    Pelo post minha amiga. Deus te abençoe. Bjs

    http://novembrolilas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha que booom Danii, realmente um livro muito bom! AtÉ mesmo para os casados, a fim de ajudar os solteiros rsrs
      bjoos,

      Deus abençoe também

      Excluir
  4. Oooi, Aninha! Amei a capa desse livro, gostei também do assunto tratado, ainda mais por eu amar falar sobre relacionamento! Sua resenha está ótima!
    Beeijos
    {www.thoughtsandadventures.com.br}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fofa a capa néé! rs

      Que bom que gostou! Vale a pena ler :)
      bjoss

      Excluir