Cantinho de menina: Xô TPM!

Aquele dia em que seu coração está uma confusão, mil sentimentos e sua mente em mil pensamentos. Tudo está, aparentemente, em silêncio, na mais perfeita calma...até que alguém fala, você responde com calma (respirando profundamente), mas basta uma resposta mais mal atravessada que você já joga uma bomba na outra pessoa! 

-Nossaa!, diz ela e você culpa a TPM. 



Você já foi uma dessas meninas?! rs' (eu já)

Quantas meninas que você conhece culpam a TPM por qualquer irritação ou até mesmo por uma irritação fruto dela?! Você é ou já foi uma menina assim?!

Ta certo que cada uma reage de uma forma nesse época, algumas choram até com um "oi", outras se isolam por não quererem papo ou  porque não querem explodir em alguém, outras só querem abraços, outras se "afogam" no sorvete, sei la...cada uma é de uma forma! Mas será que é justo não controlarmos nossos sentimentos só por estarmos nesses dias?  Será que é justo falarmos e agirmos do modo que nos "da na telha" e machucarmos outras pessoas? 

Creio que não! E caso alguma menina aí não saiba, não é só porque estamos irritadas por conta de uma TPM que nossas palavras vão, magicamente, serem duras e não ferirem o destinatário. Isso é uma coisa que tenho refletido desde ano passado: ninguém tem culpa da minha TPM e do meu temperamento durante ela! Isso é algo entre mim, meu sistema biológico e Deus, sim pode ser resolvido por Deus, Ele é quem me criou, sabe muito bem me ajudar a controlar meu temperamento! Rs' 



Eu fico muito chata, eu não me aguento e nem sei como as pessoas me aguentam! Mas não é porque eu me sinto insuportável que preciso ser realmente insuportável! Entendeu?! 

A questão do domínio próprio dita na Bíblia não fica suspensa na época da TPM galera! Para mim é algo que Deus podia considerar, facilitaria bastante minha vida, mas não é bem assim que as coisas funcionam, então nos resta aprender a lidar com a situação da melhor forma, que é não é descontando nos outros, beleza aninha? (falando primeiro para mim, porque isso tudo que estou falando serve muito bem em mim!). Certo meninas?!

Uma das coisas com a qual luto muito é meu temperamento! :x 

Para terem ideia sempre orei muito para Deus me ajudar a ser mais mansa, principalmente no falar. Considero que melhorei muito na época do colégio, mas quando cheguei na faculdade minha dificuldade voltou de outra forma, vivia dando "corte" nos outros e acabava sendo grossa mesmo quando estava brincando (ou aparentemente brincando), até que recebi um apelido (dispenso comentários rs) devido ao meu modo de falar e isso começou a me incomodar de novo, então voltei a orar sobre isso! Melhorei, mas ainda tenho uma certa dificuldade no meu modo de me expressar, por isso coloquei no meu cartaz dos sonhos desse ano a palavra "mansidão", para eu não me esquecer e sempre buscar melhorar isso, tanto em oração como em ação. Não é fácil para mim, então já deu para perceber que esse post antes de ser para vocês, serve muito para mim!

Mas, enfiiim... o que quero dizer, meninas, é que não podemos nos esconder atrás da "cortina da TPM" como desculpa para agirmos como bem queremos ou entendemos. 

Não é bonito culparmos a TPM. Precisamos ter controle sobre nosso corpo, ações e atitudes (mesmo nessa época "tensa"). Se você realmente tem problemas mais sérios com isso, talvez seja bom procurar um especialista, não só por uma questão de convivência com outras pessoas, mas por uma questão de saúde. Precisamos nos cuidar e sei que tem mulheres que realmente precisam de tratamento. Entretanto, não se prenda a essas exceções ou se for se prender a ela procure um profissional e não se esconda atrás da cortina, como dito ali em cima ok?!

Isso melhorará sua qualidade de vida e relacionamentos. Contudo, considerando que você, assim como eu, é como a maioria das mulheres que passa por essa loucura nos hormônios sem precisar de um tratamento mais sério, vale ressaltar que o domínio próprio tem que ser buscado por nós TAMBÉM (e não só) nesses períodos, amém?!

Vamos poupar a nós mesmas de constrangimentos que na realidade não são necessários, poupar a nós e os outros de palavras atravessadas. Se for necessário se isola um pouquinho, chega para Deus e derrama seu coração, sua confusão de sentimentos, carência ou sei la o que você sinta nessa época na presença dEle! Como eu já disse, Ele é o meu e o seu criador. Ele vai te entender e melhorar muito seu estado. 

Busque a ajuda do Espírito Santo ao invés de ficar presas as desculpas mais comuns. Fomos chamadas para a diferença, quer mais diferença do que isso!? TPM sem TPM?! haha' 

Só pela graça! 

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
Gálatas 5:22,23

18 comentários:

  1. Aiin que post legal Aninha, super amei. Graças a Deus quando estou nesses dias não fico "temperamental" sabe, rsrs . Pelo contrário, fico muito emotiva e choro por besteira, como você disse, cada uma reage de uma forma né?! e abordar essa questão de culpa a tpm pelo mau procedimento em determinado momento é muito importante. E isso não pode ser usado como justificativa para ferir as pessoas, não deixamos de ser cristãs durante a tpm, e deste modo, devemos tentar manter nossa postura de sempre, seja com os hormônios a flor da pele ou não. Mega abraço lindona!
    www.sarahcristinny.com
    Papo de Garota Cristã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Saraah <33

      rsrs Exatamente isso!

      bjoos

      Excluir
  2. Tpm realmente não é uma coisa legal e eu sou do tipo que costumo ficar bem mal,choro mais do que devia e ainda fico com mais raiva ainda! Mas estou me controlando também.
    Seguindo o blog ♥
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Carol, só nos resta nos controlar rsrs

      bjoos, vou visitar o seu tambéém :)

      Excluir
  3. Aninha, ótimo texto menina!
    E ainda tem casos de pessoas que têm duas, três TPMs no mês... Mas vai saber né?!
    O melhor é cultivar o que Deus tem nos dado e continuar sendo mansos, firmes em tudo o que Ele nos ensina. Ah, e quando eu estou assim, me isolo, aí não machuco ninguém... =)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Di, vamos cultivar a mansidão mesmo! Pq ninguém merece rsrs

      bjos

      Excluir
  4. Adorei seu blog fofa!! Vou continuar acompanhando!
    www.bloganalopes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xarááá! Seu blog é maravilhoso, amei!
      Seguindo por lá já! :)
      Obrigada pela visita, bjos

      Excluir
  5. Sério esse post ficou tão legal que fico sem palavras , eu presiso melhorar bastante no quesito paciência , mas vou vencer . Beijos
    princesaderealezablog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, que bom! Vencerá sim, em nome de Jesus!

      bjos linda!

      Excluir

  6. "Uma das coisas com a qual luto muito é meu temperamento! :x " me identifiquei tanto com essa frase..tenho temperamento muito dificil e te dias que sou mesmo insuportavel e nem preciso estar de TPM, mas tenho buscado ajuda de Deus para manter o controle e olha..Ele já me ajudou muito viu...adorei ler seu texto.Muitas meninas e mulheres deveriam olhar a situação por esse ponto de vista e não teriam tantos relacionamentos conturbados.

    bjs

    www.gleisecaires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Você vai conseguir! rs Também tenho muito o que melhorar

      bjos

      Excluir
  7. Olá linda indiquei seu blog para o prêmio Dardos. Confira no link:
    http://gabriellynascimentox.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos.html#links
    Beijoos :)

    ResponderExcluir
  8. TPM sem TPM só pela graça mesmo, nessa época me irrito facilmente e sobra pro meu esposo, mas tenho aprendido com ele que não posso ser chata, nem irritante, depois sobra pra eu mesma ficar pedindo desculpas e tal. Temos que fazer como a Palavra nos ensina, o Senhor pode nos ajudar a melhorarmos em tudo.
    Beijos linda
    Filha do Rei
    Seu blog de cara nova por um ótimo preço: Larisse Design

    ResponderExcluir