Organizando os Estudos: Como passei na OAB - Parte 2

Na Parte 1 dessa série de posts apresentei a vocês como organizei meus estudos para a 1ª Fase da OAB, para ler a parte 1 clique aqui. Hoje irei explicar como me organizei para a 2ª Fase do exame da Ordem. Vamos lá?!

OAB
Foto retirada do Google

1- Foco e direcionamento na matéria escolhida:

Diferente da 1ª Fase, a 2ª da OAB é uma fase prática! Nessa fase cada candidato já escolheu a matéria que irá “enfrentar”, visto que a escolha entre as matérias (Administrativo, Penal, Trabalho, Civil, Constitucional, Empresarial e Tributário) é feita quando da inscrição.

No meu caso, escolhi Direito do Trabalho por ser a matéria que eu sempre tive mais contato, tanto em casa, quanto no estágio, então era o melhor caminho a seguir. Rs’

Sendo assim, quando conferi o gabarito da 1ª Fase da OAB e vi que tinha passado, corri para me matricular em um cursinho específico para a área que escolhi. Para mim o cursinho daria (e realmente deu) um foco e disciplina a mais, ambos necessários em dobro na segunda fase.

Além de foco e pressão no estudo que o cursinho nos dá, ele direciona os estudos para o que a banca examinadora costuma cobrar e o que poderá cobrar em face das mudanças contínuas do Direito.


Foto retirada do site mundomulheres.com
Cursinho é realmente necessário?!

Sinceramente, creio que não é impossível passar sem cursinho, assim como também é possível a pessoa fazer cursinho e não passar! Trata-se de uma questão individual de conhecimento de si mesmo. Sugiro que se pergunte:

            - Me sinto seguro estudando apenas sozinho?! (eu não me sentia! Tinha a necessidade de ter aulas e depois estudá-las, sentia que isso me dava uma direção e segurança muito maiores!)

            - Terei disciplina o suficiente para estudar sozinho a teoria e treinar o suficiente?! (Eu creio que teria disciplina, não sou do tipo de pessoa que tem dificuldades em sentar e estudar, mas confesso que apenas a minha disciplina, sem a cobrança do cursinho, não seria suficiente)

            - Tenho tempo para assistir aulas do cursinho e depois estudá-las e, além disso, treinar provas anteriores?! (No meu caso, quando passei na 1ª fase fazia faculdade de manhã e estágio a tarde, então, sobrava a noite para estudar. Contundo, esse tempo “vago” foi o suficiente para focar nos estudos para a 1ª fase, mas eu não achava que isso seria o bastante para eu passar na 2ª fase, visto que não tinha muita prática em elaboração de peças e conhecimento aprofundado. Por isso, depois de muito pensar, orar, consultar pais e amigos na mesma situação resolvi sair do estágio. Assim, passei a ter a tarde para estudar e a noite para assistir aulas do cursinho, conseguindo aproveitar com sucesso o investimento no cursinho).

2-Faça um plano de estudo

Na 2ª Fase a teoria é importante, mas não tanto quanto a prática! É uma via de mão dupla, já que sem a teoria não temos a prática e já que só com a prática muitas vezes temos pensamentos acomodados. Assim, uma das primeiras coisas que fiz após decidir sair do meu estágio para focar no estudo foi fazer um plano de estudo:

cronograma de estudos OAB 2ª fase
Cronograma de Aninha Morando, utilize-a com os devidos créditos. 

Faça o planejamento de acordo com seu tempo e suas necessidades! Acho treino essencial, então apesar de revisar as aulas do cursinho e muitas vezes recorrer a livros de teoria, apenas para tirar dúvidas, separava a maior parte do tempo para resolver questões de provas passadas e até mesmo provas anteriores como simulação!


O treino te ajuda a cumprir com o pedido no tempo estimado para a prova. Separe 1 hora para leitura do problema da peça e separação dos pontos chaves que terá que fundamentar na lei +  2 horas para a elaboração da peça + 2 horas para resolver as questões.

Planeje e tente cumprir o máximo! Foi a primeira vez que consegui planejar e seguir quase 100% ! Lembre-se FOCO. Se você não cumprir, ninguém fará por você.

3 - Manuseei o seu material que levará no dia da prova!

Organizando os Estudos OAB
Foto por Aninha Morando

Muita gente deixa para comprar o Vade Mecum pouco tempo antes da prova ou compra e deixa fechado até o dia de marcá-lo e prepará-lo para a prova! Isso é um erro!!

Se a FGV te deixa usar LEI SECA e códigos organizados, porque não utilizá-los enquanto treina em casa?! O beneficio será revertido a você! Na hora da prova terá mais facilidade para encontrar a resposta!

Eu comprei um Vade Mecum novo, visto que o que eu usava na faculdade já estava um pouco desatualizado e muito marcado. 

Além do Vade Mecum, usei uma CLT organizada (foto ao lado). A qual deixou um pouco a desejar, visto que as vezes o índice remissivo não ajudava muito e eu tinha que saber o Artigo de cabeça para encontrar a resposta! Também caiu uma lei específica, que nunca tinha sido cobrada na OAB, mas que também não tinha nela e nem mesmo o índice fazia remissão para que pudéssemos procurar no Vade. Assim, de 0 - 10, dou um 8 para a CLT que usei! 



4 - Equilíbrio e cabeça no lugar!

Observe no item 2 que eu tinha tempo para estudar e para descansar. Sábado a noite era minha hora de curtir os amigos, ir à igreja e sair para comer alguma coisa (não bebo e não curto baladas)!

Não adianta ficarmos loucos estudando. Claro, que é preciso foco nos estudos, sendo necessário abrir mão de vários tempos de lazer, mas o importante é reservar um tempo para você fazer algo que goste! Isso vai te ajudar a ficar menos neurótico! rs'

Faça sua parte e tenha consciência de estar ou não cumprindo com o que deveria nos seus estudos. Seja sincero consigo mesmo, dê o seu melhor sem olhar muito para o lado. Foque no que você pode fazer e confie que Deus te ajudará!

Lembre-se, se não foi dessa vez é porque ainda tem que saber um pouco mais. (E apesar de ter passado eu sempre acho que preciso saber mais!).

Deus abençoe! Espero que esses dois posts tenham te ajudado de alguma forma! Se gostou dessa série OAB e ESTUDOS comenta aqui para eu saber! Quem sabe eu prepare mais posts como este para vocês! 

Beijos!

Acompanhe o Blog também nas redes sociais:


Twitter / FanPage / Instagram / Google + / Snapchat: aninhamorando 

10 comentários:

  1. Amei as dicas, vou prestar oab e vou usar as dicas com certeza...

    www.mamaevirtuosa.com.br

    ResponderExcluir
  2. MENINA <3 que ótimo. Parabééns por ter passado.
    Vou seguir essas tuas dicas com certeza e ler a parte 1. Estou no 6° semestre do curso e pretendo fazer a prova quando estiver no 8° ou 9° semestre. Tá batendo na porta já.
    Ótimo post.
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tay! <3
      Nunca é cedo para começar estudar para OAB rsrs Isso aí!

      bjoos

      Excluir
  3. Olá lindona,
    ótimas dicas para quem precisa organizar o tempo para estudar ou fazer alguma outra atividade. Sempre é bom se planejar para que consigamos alcançar as nossa metas.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa :)
      Verdade, planejamento define o que fazemos!
      bjos

      Excluir
  4. Muito bom! Sem dúvidas a melhor forma de vencer a FGV é com organização e tranquilidade. Destaco os itens 3 e 4 que estão me ajudando muito no dia a dia. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Junhinhoo! Isso aí! Vai conseguir tambéém! :)

      bjo

      Excluir