Organizando os Estudos: Como passei na OAB - Parte 1

Há alguns dias atrás saiu o resultado do XIV Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e meu nome estava na lista, para minha felicidade e honra e glória de Deus!

Desde que comecei a faculdade de Direito sonhava em passar na OAB antes de me formar e com MUITO suor, estudo, lágrimas e stress, pela pressão básica que tudo isso nos causa, acabei passando! 

Por isso, com este post quero passar um pouco da minha experiência para vocês e com certeza até quem está na fase de vestibular poderá tirar algo daqui! rs

Então, chega de "blá, blá, blá" e vamos ao que interessa: Como organizei meus estudos?!

Foto retirada do blog coisasfuteis.com


1ª FASE OAB:

1) Tenha calma!

Pode parecer estranho, mas quando chegamos no quarto ano da faculdade vai batendo um desespero e pensamos: "Meu Deus, presto OAB ano que vem e não sei nada!" (por mais que tenha se esforçado durante a faculdade). Minha palavra para você é CALMA! rs'
Tenha ciência de que é impossível saber tudo e até mesmo estudar tudo, especificamente, para a prova. Acalme-se.

Acalmou?! Se sim, podemos passar para o próximo passo.

2) Procure saber mais sobre a prova

Procure saber quantas questões de cada matéria são cobradas e quanto você precisa acertar para chega à segunda fase.

No meu caso anotei na agenda o número de questões de cada matéria, então sempre olhava, assim consegui focar meus estudos nas matérias mais cobradas e nas que eu mais sabia!

Sim, foquei nas que eu mais sabia e que, consequentemente, também eram mais cobradas. Sou uma "negação" em Direito Penal, então essa foi uma matéria que certamente eu não estudei porque gastaria muito mais do meu tempo. 

Pode parecer loucura, mas estudei as matérias que me dou melhor e as que, apesar disso, eu não lembrava muita coisa, por exemplo: parte de Direito das Obrigações em Direito Civil, Processo Civil, Trabalho e Processo do Trabalho (matérias que eu sempre via no estágio e que escolhi para segunda fase), Ética, Constitucional e Administrativo. 


Fiz uma tabela para visualizarem o que mais estudei!

OBS: Os dois principais sites que me ajudaram a definir as matérias e tópicos a serem estudados foram Estratégia Concursos e Prova da Ordem (Clique em cada um deles antes de definir suas prioridades de estudos e montar seu cronograma!)


3) Organize os estudos

Cada um tem um método de fixação que lhe funciona melhor, no meu caso sou visual e um pouco auditiva. Assim, organizei meus estudos em 4 partes:

1ª -  Estudo de Teoria das matérias mais cobradas e mais recorrentes na 1ª Fase da OAB. Para isso comprei um livro de teoria! Gostei bastante do livro, mas já adianto que se trata de um resumo de cada matéria! Não tente ler doutrinas nessa hora!

Enquanto não comprei um livro de teoria me senti muito perdida nos estudos, então se tiver condições de comprar um ou, até mesmo, de emprestar da biblioteca da faculdade, por exemplo, faça-o! 

2ª - Leitura do Texto de lei! É FUNDAMENTAL leitura da lei seca para 1ª fase da OAB! Lembre-se que a prova é objetiva, então é muito cobrada a lei seca. É comum mudarem uma palavra de algum artigo e colocarem nas questões, então dê uma boa lida na lei! 

3ª - Resolução de questões e provas anteriores -  Esse é um tópico fundamental, o treino ajuda muito a perceber as pegadinhas da banca examinadora e o estilo de pergunta. 

Para a resolução de questões comprei um livro de questões comentadas, o que me ajudou muito, pois para mim não adiantava apenas ver o gabarito da prova. Muitas vezes queria explicações e saber onde achar a resposta na lei ou doutrina, por exemplo. Além do livro, resolvi muitas questão online pelo JurisWay (gratuito), App OAB de bolso (usei na forma gratuita e foi muito útil, várias pessoas que conheço usaram! O mais surpreendente é que enviaram um cronograma de estudos para os últimos 90 dias anteriores à prova!) e fiz simulados em casa imprimindo provas passadas e cronometrando o tempo!

É importante fazer o simulado impresso em casa ou em algum cursinho (Damásio sempre faz simulados de graça presencial #ficaadica) para você se acostumar visualmente com a prova, o que te deixará menos nervoso quando receber a prova no grande dia!   

Esse livro contém todas as provas da OAB e seus respectivos gabaritos comentados, indicando os artigos usados para responder as questões, além de conter alguns resumos em algumas matérias.

4ª - Anotações em Post-it. Já que sou visual quando lia muitas questões com assuntos repetidos eu colocava um post-it no livro ou na minha parede com um resumo do assunto e artigo principal (no dia da prova só li o que estava escrito nele rs)



4) Tenha FOCO! 

É estressante. Talvez os outros não te pressionem, mas eu sei que nós, estudantes, muitas vezes colocamos uma pressão sobre nós mesmos de "TENHO QUE PASSAR JÁ" e isso é totalmente desnecessário. É claro que queremos passar de primeira, naturalmente, mas nessa hora busque manter a calma, como já disse no inicio, o equilíbrio emocional e pensamento positivo de que tudo vai dar certo é essencial!

Confie que Deus vai te honrar pelo seu esforço na hora certa e se isso não vier de primeira tenha em mente que quanto mais você estuda mais perto estará de alcançar a aprovação que você deseja!

Tenha em mente a seguinte frase: "Se ainda não passei é porque preciso aprender mais!" e persista!!

Se for preciso desabafe, mas procure as pessoas certas! Aquelas que acreditam que você é capaz de conseguir alcançar o que deseja, mas também descanse em Deus, fazendo sua parte.

Bom, essas são minhas dicas! Espero, do fundo do meu coração, poder ajudar! Fiquem com Deus e bons estudos! :)

Gostou?! Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e siga o blog também!


Instagram / Fan Page / Twitter / Skoob / Snapchat: aninhamorando / Google +

12 comentários:

  1. Parabéns Aninha!!! Muito feliz por você e essas dicas são ótimas! próximo anos e tudo der certo começo na facul, vou precisar dessas dicas de ouro
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada xará rs
      Aii que bom! Espero ajudara mesmo! E que Deus te abençoe nessa nova fase <3 torcendo por você!

      bjooss

      Excluir
  2. Realmente não é fácil e chega um ponto que dá vontade de largar tudo... Passei num concurso publico com 4 meses de estudo, mas foi na base de muita disciplina, foco e pesquisa... Hoje com a internet tem muito material gratuito e de boa qualidade é só saber escolher qual é o melhor para você, quando fiz a prova estudei direito administrativo público, penal e humanos. Foi bem duro porque sou da área de exatas, mas achei excelente aulas no youtube e em blogs de direito para quem esta prestando exame para ordem, então fica a dica, pesquisa é tudo e administrar o tempo é essencial. Gostei muito da sua organização... Você é uma vencedora... parabéns

    http://somosevangelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não é fácil! Mas temos que ter foco e disciplina :)
      Falou tudo rs...quem quer e se esforça, passa! Imagino que deve ser um pouco complicado o direito para quem é de exatas, já que no Direito nada é muito exato rsrs Muito obrigada! Que bom que gostou! :)

      bjoos

      Excluir
  3. Caraca, não parece ser nem um pouco fácil. Todo mundo que passa na OAB comemora muito no face, e agora entendo o porque. O post ficou ótimo, parabéns!

    beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim rsrs...tem que comemorar mesmo rs...passamos com nosso esforço :) rs
      Obrigada Bá!

      bjos

      Excluir
  4. Oi Aninha!

    As suas dicas foram ótimas! Ainda mais para um curso que é praticamente teórico em todas as fases, não é mesmo?
    Sempre que eu vejo um livro de Direito nas livrarias, eu gelo. É gigante, gigante, gigante. Não imagino nem como é procurar saber ao máximo tudo o que é escrito nos cursos.
    Ainda bem que faço engenharia, hahaha.

    Abraços! E seu texto vai ajudar muita gente. Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DI!
      Siim! Verdade haha
      ainda bem que tem gente que gosta de exatas, porque exatas não é comigo não! rsrs

      bjos, amém!

      Excluir
  5. Amei as dicas e meus parabéns por ter passado na OAB. Beijos https://blogelizangelaaraujo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu quero muito fazer direito! Essas dicas são ótimas! Estou falhando muito com meus estudos esse ano =p mas esse semestre vai ser diferente em nome de Jesus! =D
    Bjoos!

    Blog Resgatada Pelo Rei
    Canal Resgatada Pelo Rei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaal! Espero que te ajude! :) Amém, basta nosso foco e perseverança, porque nem sempre será fácil! Mas nosso Deus e maior!

      bjoos

      Excluir