Arrume Sua Casa {Pitada Literária}

A Pitada Literária de hoje é sobre um livro recebido da Editora Betânia, parceira do blog! O livro recebido foi o Arrume Sua Casa,  do escritor Amauri Costa de Oliveira! O livro me surpreendeu muito e quem já me acompanha no Instagram já me ouviu falando dele por lá! Entretanto, se você ainda não me acompanha por lá, posso te garantir que não se trata de um livro de limpeza física, mas sim de uma limpeza emocional e espiritual que precisamos ter em nossas casas todos os dias.

Editora Betânia

Livro: Arrume Sua Casa
Autor: Amauri Costa de Oliveira
Editora: Betânia
N° de páginas: 95
1ª Edição, 2010
ISBN 978-85-358-0267-2

SINOPSE:

“Todos nós gostaríamos de ter uma família feliz, equilibrada, que nos proporcionasse segurança, paz e tranquilidade. Infelizmente, nem sempre isso acontece. Vemos ao nosso redor - e talvez até em nossa própria casa - infelicidade, pessoas feridas, falta de comunicação, desordem, separação.

Mas este livro traz uma boa notícia para nós: é possível, sim, colocar a casa em ordem, fazendo uma faxina completa no lar, jogando fora o que está destruindo a família e promovendo uma limpeza completa em todas as áreas do relacionamento familiar. 

Tomando como exemplo a história de Jacó, conforme a Bíblia nos relata, o autor mostra que, apesar dos conflitos, confusões, amarguras e ressentimentos muitas vezes enfrentados no ambiente familiar, podemos experimentar uma verdadeira restauração dentro da nossa casa. 

Abra as portas do seu coração e do seu lar. Deixe que a presença de Deus remova as manchas e as impurezas, trazendo cura, harmonia e felicidade para sua família.”


arrume sua casa - índice


RESENHA:

O livro Arrume Sua Casa trata sob todos, senão a maioria, os aspectos de uma família, englobando os problemas enfrentados, como: problemas em casa, problema estrutural, relacional, cultural, moral, emocional e a solução sobrenatural – esses são os capítulos do livro, sete no total.

O autor faz uma análise de todos esses problemas tendo como base a família de Jacó! É incrível perceber que em meio a tantos problemas, dos quais muitos deles são passados em nossas famílias, a graça de Deus operou e transformou a família de Jacó. Contudo, para chegar ao total operar da graça de Deus muita coisa precisou ser enfrentada, desarrumada para se encaixar no devido lugar.

Toda análise desse caminho percorrido por essa família, começa com o destrinchar dos capítulos 29 e 30 de Gênesis, onde Lia é dada em casamento à Jacó, enquanto ele amava a sua irmã, Raquel, a qual também foi dada em casamento à Jacó, porém, somente depois de Lia. Essa situação deixava Lia com sentimento de rejeição, fazendo-a pensar que gerar filhos traria o amor de Jacó a tona, totalmente enganada! Infelizmente, existem muitas mulheres como Lia, vivem em busca de um amor que aqui não se pode encontrar, mas somente em Deus e por sua graça! Por outro lado, Raquel se sentia enciumada por não poder dar filhos à Jacó por um bom tempo, era como se a graça de Deus estivesse sobre Lia e não sobre ela! Tudo isso gerava muita confusão na família de Jacó.

Depois de tratar dos problemas familiares, o autor trata do problema estrutural, o qual é muito real em nossa sociedade! A começar pela falta de pai e presença de duas mães ou vice e versa. Sabemos que essa não é a vontade perfeita de Deus para um casamento “e que na maioria das vezes isso tem sido motivo de sofrimento e tristezas”, mas mesmo assim Jacó tinha duas esposas! Além disso, muitas vezes os papéis que cada um deveria ter na família de Jacó não eram exercidos, pois Labão (sogro de Jacó) frequentemente os manipulava, fazendo-os viverem dependentes dele.

Outro problema na família de Jacó era o problema relacional, suas duas esposas viviam competindo entre si. Em sua família não existia a cooperação, mas somente a individualidade e rivalidade! Isso tudo foi reflexo do que a cultura da época permitia, Jacó foi alvo das permissões culturais, temos que cuidar para também não sermos alvo dessas permissões em nossos dias!

Além de todos esses problemas e do problema moral, havia o problema emocional. Como se pôde observar, a família de Jacó era repleta de ódio, amargura, complexo de superioridade e de inferioridade e rejeição. Havia muita coisa para ser curada! O autor imagina que “o clima na casa de Jacó era tenso, carregado de desconfiança, de desavenças, acusações, cobranças, choros convulsivos, palavras ásperas, chantagens das mais grosseiras e coisas deste tipo que talvez façam da casa de Jacó uma casa parecida com a de alguns leitores”.

Contudo, apesar de todos os problemas a história da família de Jacó nos faz observar a ação sobrenatural de Deus, pela graça e pelo cumprimento de sua palavra, para ajeitá-la! É a essa reflexão que o autor nos leva! 

Essa história pode nos trazer esperança, confiança nas promessas de Deus, pois é certo que a família de Jacó não está sobre a sorte, mas sim sobre uma promessa fiel de Deus, o que também pode acontecer com nossa família em todas as áreas citadas!   

Livro Arrume Sua Casa, Editora Betânia


MINHA OPINIÃO:

Como já disse, esse foi um livro que me surpreendeu muito pelo fato de me fazer ver a família de Jacó na realidade de muitas famílias! O autor explana e analisa muito bem cada ponto, a leitura é fácil e bem dinâmica. Creio que é um livro capaz de mudar a nossa percepção sobre as histórias da Bíblia e sobre as nossas próprias histórias! 

Minha dica é: leia o livro e ao mesmo tempo leia o livro de Gênesis! Você aproveitará muito mais a leitura da Bíblia!

Eai, você já leu esse livro?! Se não, entra já no site e garanta o seu, clicando aqui
Se gostou ou se interessou, deixa seu comentário e compartilha com os amigos, combinado?!

Aproveita e acompanha as redes sociais do blog: 

6 comentários:

  1. Aninha gostei do livro, realmente fala de pontos necessário e que as vezes é preciso dar aquela arrumada! Ta ótima sua resenha ❤️

    Lolla Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser te empresto Loh! :) É ótimoo!
      Obrigada <3
      bjinhos

      Excluir
  2. Olá querida, Que dica maravilhosa, eu já coloquei na minha listinha... Com certeza irei comprar, me deixou curiosa...Tenha um ótimo final de semana!
    Abraços e sucesso sempre 💛

    http://ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem?!
      Você consegue encontrar no site da Editora Betânia! Com certeza será muito útil!

      Um beijoo! Sucesso para você também

      Excluir
  3. Ótimo post!Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir