Devocional, Minha Bíblia?

devocional, biblia
Foto retirada do Google
Tirar um tempo para Deus, somente para Ele, no nosso dia é algo que deve ser rotina para nós cristãos. Deve ser como o ar, já que sem ele não temos vida. Assim, deve ser nossa vida com Deus.

Mas como fazer isso?

A própria Bíblia nos ensina em Mateus 6:6: Mas, quando você orar, entre no seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

Trata-se de separarmos um tempo para e com Deus sem interferências externas, sejam quais forem. Deus quer te ouvir e ser ouvido sem se interrompido.

Livrar-nos do que nos tira atenção é o primeiro passo.

O segundo é nos aquietarmos, pedindo para que o Espírito Santo guie esse momento de oração e leitura da Palavra de Deus. Uma oração, sempre regada de sinceridade entre você e Deus, pois é isso que fará diferença nesse tempo para que Ele possa ter a liberdade de trabalhar nas áreas que você precisa (cada um especificamente).

Sendo sincero e pedindo para o Espírito Santo te ensine nesse tempo, certamente terá bons frutos desse tempo.

Mas, não se prenda a rituais, seja livre para achegar-se à Deus e fazer do seu tempo com Ele o que o Espírito Santo deseja. É isso que realmente importa, que sejamos guiados por Ele e era nesse ponto que eu gostaria de chegar.

Há igrejas que tem como direção a leitura de um devocional a cada ano e, realmente não me oponho a isso. Sou do tipo de pessoa que fica ansiosa pelo novo devocional no inicio do ano, não vendo a hora de começar a lê-lo. Entretanto, algo que devemos ter em mente é que nada substitui a Palavra de Deus.

Podemos ler o devocional, mas não podemos nos alimentar espiritualmente apenas dele.

O devocional foi escrito por um ser humano, que pode, realmente, ter o escrito por inspiração do Espírito Santo e fundamentando cada meditação na Palavra de Deus. Mas, ele é fruto da revelação que uma determinada pessoa teve em seu relacionamento com Deus.

Podemos nos alimentar com essa revelação, apenas, ou buscar a revelação que Deus quer dar a nós naquele dia através da palavra dEle.

A própria Palavra de Deus fala que o povo perece por falta de conhecimento ( Oseias 4:6 - "Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra", versão King James Atualizada).  

Naquela época o contexto do versículo era para aqueles que deveriam ter ensinado o povo e não o fizeram. Entretanto, hoje temos o privilégio de chegarmos nós mesmo a Deus e sermos ensinados antes de tudo pelo Espírito Santo, além de vivermos em um país em que há liberdade para que possamos nos reunir para aprender mais sobre a Palavra de Deus. Não devemos desperdiçar isso. 

É comum lermos o mesmo versículo e a cada dia Deus nos mostrar algo diferente, porque Ele renova a sua Palavra para que ela nos dê o alimento que precisamos para aquele dia, isso é ser ensinado pelo Espírito Santo, a cada dia ter uma revelação. 

Agora imagina se ficarmos apenas no devocional, a revelação está escrita, você até poderá interpretar de uma forma diferente da forma com que o autor escreveu e Deus pode abrir seus olhos através dessa leitura, mas nada se compara a se posicionar para ler a Bíblia com o ouvido e coração disponível para o que o Espírito Santo deseja te mostrar e ensinar a cada dia. Não acha?

Não há nada demais em ler um devocional, apenas não podemos fazer do devocional a nossa Bíblia

Se for escolher para ler um ou outro, opte pela Bíblia. Ela é a Palavra de Deus deixada para nós com tudo que precisamos. 

Não substitua a Bíblia. Faça dela o seu primeiro devocional para depois agregar outros devocionais ao seu tempo com Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário