Dicas Para Recém-Formados em Direito

formado em direito

Acabei de me formar e pegar minha OAB e agora?

Agora, calma!

Sei que é muito difícil ter calma no início de carreira, mas ela é fundamental. Tem coisas que precisamos saber antes de colar grau e pegar nossa OAB, mas infelizmente só saberemos disso quando colocarmos nossa cara a tapa! É justamente essas "coisas", que só fiquei sabendo quando me formei, e outras que você provavelmente já sabe mas não dá valor, que pretendo passar nesse breve post. 

1) Uma vida sem rumo: 

Ficar sem rumo depois de terminar a faculdade é extremamente natural. Muitas pessoas saem da faculdade desejando determinado concurso público, mas o que elas esquecem é que para muitos deles é preciso de uma quantidade de tempo de atividade jurídica, nesse momento, por não terem se preparado para isso ficam sem saber o que fazer ou por onde começar. 

Muitos desses e outros vão advogar, mas a maioria não sabem por onde começar. Pensam: "procuro um escritório e trabalho como empregado ganhando um salário fixo não tão satisfatório ou abro meu escritório?". 

Realmente, creio que esse dilema 80% das pessoas tenham quando se formam e pegam sua OAB. É normal, só não se desespere! Analise os prós e contras, considerando que inciar um escritório tem gastos podendo ser mais difícil no início, entretanto, pode te trazer um retorno financeiro muito maior do que um trabalho fixo em determinado escritório a longo prazo. A questão é do que está disposto a abrir mão nesse início e se tem condições de iniciar dessa forma. 

2) Decidindo sobre ter seu próprio escritório:

Além de considerar os gastos e a dificuldade no início de carreira, é preciso pensar em como diminuir os gastos, já que inicialmente você terá que fazer muito networking e divulgação de seu trabalho de forma compatível com o Código de Ética e Disciplina da OAB (fique muito atento a isso!) para conseguir os primeiros casos que vão chegando aos poucos, depois do seu esforço. 

Considerando esse fato, o interessante é buscar alguém para dividir as despesas do escritório, como água, luz, internet, aluguel, com você, caso deseje ter escritório físico para atender seus clientes. Isso ajuda muito no início de carreira e poderá servir como início de uma sociedade, quem sabe?!

Caso não queira alugar um espaço físico, atualmente há os chamados "co-working", locais em que são disponibilizadas salas para que você atenda seus clientes, pagando um valor por dia ou hora de uso. Vale a pena analisar essa opção. 

Outra opção é utilizar o escritório de apoio disponibilizado pela OAB da sua cidade. Aqui na 36ª subseção, cidade de São José dos Campos, foi inaugurado há pouco tempo o escritório de apoio aos jovens advogados. Basta agendar um horário para atender seus clientes. Pode ser uma ótima alternativa no início de carreira e um ótimo corte de gastos nesse início difícil na advocacia. 

3) Aparência:

Por ter aparência de muito nova, tomo cuidado redobrado com minha aparência quando vou ao fórum ou quando vou atender algum cliente, sempre coloco um salto confortável, roupas mais condizentes com o meio ambiente formal de trabalho, maquiagem e acessórios que favoreçam a imagem de uma boa profissional e convicta. 

Quem me vê em minha rotina pessoal, fora do ambiente de trabalho, me vê totalmente diferente. É preciso saber separar os ambientes, mesmo necessitando se portar como advogado em todos os ambientes, entende? 

Creio que isso deveria ser algo com que todos deveriam se preocupar. É uma vergonha ver advogados entrando no fórum em horário de atendimento restrito a advogados e o segurança ter que perguntar se ele é advogado ou não tudo por não estar vestido como se fosse advogado ou ver uma advogada chegando para uma audiência (no horário) mas com o cabelo mais desarrumado impossível. 

Não sei o que pensa sobre isso, mas quando procuro uma nutricionista, por exemplo, procuro alguém em forma ou pelo menos no seu peso ideal. Da mesma forma, quando vou a uma dermatologista, nunca gostaria de ser atendida por uma profissional da área que estivesse com uma pele acabada, afinal o trabalho dela é cuidar da pele das pessoas. E o trabalho do advogado, o que é?! Cuidar de vidas e de problemas que as envolvem, mas se não conseguimos passar uma aparência de pessoas organizadas, centradas e seguras, se o nosso cliente em potencial tiver que escolher entre uma pessoas com essa aparência e outra que não há tenha, em um primeiro momento, quem você acha que ele escolheria?!

Muitas vezes você terá apenas um primeiro momento para que ele se sinta seguro em entregar o caso dele a você e assine a procuração, e ai?

Por essas e outras, apesar de muitos dizerem que aparência não importa, digo-te que importa sim! Claro, que não sozinha, é preciso vir aliada ao conhecimento. Apesar disso, lembre-se: a primeira impressão é a que fica, pode ser que não seja assim sempre, contudo uma má impressão logo no início de carreira é tudo que menos precisamos, concorda?! 

Seja um advogado por dentro e por fora. 

Bom, essas são algumas dicas que considero essenciais para o início de carreira. Porém tenho outras dicas que talvez possam te ajudar! Caso queiram uma continuação desse post, é só deixar nos comentários ou entrar em contato comigo pelas redes sociais, ok?! 


8 comentários:

  1. Você é um exemplo a ser seguido amiga! Fico muito feliz com suas conquistas e ainda por conseguir conciliar o blog com o trabalho, o que é bem difícil pra mim rs. Linda, Cristã e Advogada e o que mais em? haha. Abraços!

    www.sarahcristinny.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixee amiga! Está difícil para mim também! rs Mas tenho me esforçado, tenho conseguido um post por mês, em média, então decidi focar no que estou vivendo: minha vida profissional e postar! rs

      Você é linda também e pode ter certeza que tenho você como uma das minhas referências! Beijoos <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Claudio! Desejo o mesmo para você!

      Excluir
  3. Espero a continuação Doutora e desejo-lhe muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido, com certeza terá continuação em breve!

      Sucesso

      Excluir
  4. Sucesso Dra.

    Sua história se parece com a minha eu ainda sou estagiário, montei meu escritório com um amigo já experiente, sou recém formado e estou dando a cara a tapa. As vezes da vontade de desistir, não entra dinheiro. Tudo no início e difícil mesmo, mas muito interessante seu post. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dr. Realmente! Espero ter ajudado! Sucesso

      Excluir